Pra lá de autêntico... nada verídico!!!

O nosso Senado Federal (SF) nos dá um belo exemplo de avanço tecnológico para controlar os seus servidores!!!

No dia 01/04/2011 (sexta-feira passada) começou a vigorar no Senado Federal o Ponto Eletrônico Biométrico - pra lá de autêntico... nada verídico!!!

Nessa última sexta-feira, muitos servidores do Senado Federal, envolvidos pelo dia de mentira, acordaram desacreditados pela possível mudança do registro de frequência pelo computador para um sistema biométrico (impressão digital) instalado em vários pontos da Casa. Seria só mais uma piada contada por nossos representantes?! Nada disso... para alegria de uns e infelicidade de outros, a mudança realmente aconteceu!!! A medida faz parte do processo de mudanças administrativas que tenta evitar que servidores burlem a freqüência na Casa.

O Senado tem 6.027 servidores efetivos e comissionados, mas nem todos utilizarão o novo sistema biométrico. No total, são 1.060 servidores isentos do registro: 647 em escritórios de apoio nos estados, que terão seus pontos recolhidos e certificados pelos gabinetes; 363 liberados a pedido dos senadores; e 50 dispensados por serem titulares de cargos de direção (FC05, FC04 e SF03). Assim, 4.967 servidores utilizarão o sistema biométrico. (Fonte: Portal de Notícias do Senado Federal)

O sistema de Ponto Biométrico garante total confiabilidade e alto grau de segurança nos registros de entrada e saída dos servidores necessitando da presença física do usuário para a marcação do ponto, uma vez que se utiliza de coletores de impressão digital instalados em pontos diferentes do Senado. Esse sistema exige diversos elementos e requisitos que atestem a autenticidade da marcação do ponto. É necessário o controle pelo crachá e a impressão digital. 

O sistema é coberto de autenticidade – o crachá precisa ser autêntico (caso contrário não é iniciada a marcação) e a pessoa precisa ser ela mesma (salvo por uso de tecnologias dignas do Tom Cruise na trilogia Missão Impossível).  Mas a veracidade dos fatos registrados pelo moderníssimo ponto eletrônico deixa a desejar... O registro de entrada e saída de servidores, muitas vezes, não corresponde com a realidade quando o servidor não permanece de fato no local de trabalho, apesar de tem "batido" o ponto!!!

Engano de quem achou que o ponto biométrico iria evitar as constantes ausências de servidores do Senado Federal.

O Jornal Nacional mostrou dia 01/04/2010, início do Ponto Biométrico no SF, uma reportagem sobre a mudança ocorrida na Casa, já apresentando flagrantes de furo do novo sistema!!!




E qual seria a solução?! A tecnologia precisa evoluir e desenvolver sistemas cada vez mais sofisticados que atestem a veracidade da presença do servidor no local de trabalho?! Ou a evolução deve partir pro próprio corpo de servidores?! O controle e o acompanhamento da qualidade do serviço público prestado, NÂO se resumem ao mero monitoramento da freqüência!!!

Mais trabalho... mais desenvolvimento. Menos trabalho, como foi visto na reportagem... vergonha a nível FEDERAL!!!


Category: 1 comentários

1 comentários:

Anônimo disse...

é isso aí...mais mesmo assim vão dar aquele jeitinho brasileiro de ser....boa noite...

Postar um comentário